domingo, 11 de maio de 2008

Coluna do Léo



Produtos de Gerenciamento para Alto Desempenho

(Management Products)

Em tempos que se valoriza cada vez mais o chamado Capital Intelectual, como parte fundamental da “nova empresa”, é importante refletir profundamente, sobre qual a melhor maneira de exercitar o gerenciamento de pessoas, na nova realidade de Recursos Humanos.

Na verdade o gerenciamento de pessoas tornou-se atividade estratégica dentro das empresas, tendo em vista que a chamada globalização e o acirramento da concorrência, equiparam e nivelam as organizações, seja no que se refere aos seus produtos, seja no item de precificação. A grande diferença passa a ser as pessoas, naquilo que elas carregam dentro de si, intelectual e emocionalmente, e ainda na forma como as empresas passam a gerenciar estas pessoas.

Pessoas qualificadas e motivadas não só são, como também fazem à diferença, não importando o negócio da empresa, uma vez que os clientes sempre serão outras pessoas, que estarão em ultima analise decidindo de que tipo de pessoas irão preferir comprar produtos ou serviços.

Assim é óbvio que empresas que trabalham os aspectos de capacitação intelectual e que consigam manter a alta motivação, tenderão inexoravelmente para o sucesso.

A cada momento é mais e mais importante selecionar novos colaboradores que demonstrem alta capacidade de absorção de novas habilidades e conhecimentos, como também com forte tendência a reagir positivamente a processos motivacionais.

A seleção de profissionais com este perfil, aliado a sistemas de avaliação de desempenho e potencial, focado em resultados e complementado por fortes sistemas motivacionais, levam inúmeras empresas a se destacarem no mercado, o que pode ser facilmente comprovado em inúmeros cases largamente divulgados pela chamada imprensa especializada (Exame, Você, etc.).

Este modelo de gerenciamento de pessoas deve ser sempre estimulado pelo que chamamos de Produtos de Gerenciamento para Alto Desempenho, dos quais podemos citar como exemplo os de: Remuneração variável por desempenho e resultados; Certificação de habilidades e conhecimentos; Comunicação interna e endomarketing; Reconhecimento imediato de excelência; Ética e conduta profissional; Reengenharia humana; Missão, Visão e Valores; e muitos outros.

A adoção do gerenciamento de pessoas será com absoluta certeza o grande diferencial entre as empresas, uma vez que cada vez mais o atendimento aos clientes (internos e externos), a racionalização dos custos, o cuidado e o zelo com os bens da empresa (sejam eles produtos, insumos ou ativos), e a permanente motivação de seus Recursos Humanos, serão condição básica de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

Tenho a certeza que as empresas que adotarem este estilo gerencial terão muito mais chances de sobreviver e crescer no mercado, uma vez que poderão contar com a colaboração, parceria e cumplicidade de seus mais importantes ativos, ou seja, seus Recursos Humanos.

A adoção destes produtos gerenciais geralmente envolve custos bastantes reduzidos, se comparados com o ganho em produtividade, eficiência e mais do que tudo, em comprometimento pessoal dos funcionários. É aí que reside a chave de tudo, uma vez que o comprometimento leva a cumplicidade positiva e ela ao sucesso empresarial.

“O título do artigo é o mesmo do livro “Produtos de Gerenciamento para Alto Desempenho”, da editora Qualitymark”.

Nenhum comentário: