segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Coluna do Léo


Tendências de Recursos Humanos

O RH.com

Não tenho a menor duvida de afirmar que a grande tendência de Recursos Humanos para o inicio do novo milênio é a exploração por completo da Internet, Intranet e principalmente do e.Learning corporativo.
Na verdade e na prática, o surgimento da Internet e do seu primeiro efeito direto nas corporações, “o e-mail”, contrariou a todos os estudiosos da época, promovendo, ao inverso do eles afirmavam, uma grande integração das pessoas, aproximando-as através da máquina, tornando a vida corporativa mais amena e ao mesmo tempo mais dinâmica e atualizada, equalizando a informação e agregando valor.
Hoje, a tendência é aproveitar toda essa nova comunidade internauta e propiciar a ela a navegação em um Site seguro, pronto a ajudar todos, na realização mais eficaz de seu trabalho, através de um melhor conhecimento da empresa, desde a sua cultura, missão e dogmas, até os seus regulamentos, estruturas e sistemas internos. Este Site nada mais é do que a Intranet da própria empresa, na qual através de instrumentos próprios, poderemos aconselhar informar, integrar e principalmente educar todos os colaboradores.
Importante salientar que nesse contexto o e-Learning Corporativo tem como principal objetivo estabelecer um processo sistemático de aprendizado, para desenvolver as competências organizacionais e individuais, em resposta as aspirações estratégicas da organização. Este processo inclui clientes e fornecedores, alem dos colaboradores.
A formulação de processos de e-Learning corporativo, nos exigem rever os velhos paradigmas de treinamento, o papel dos departamentos de Recursos Humanos e de treinamento, dos treinadores e dos treinandos.
O e-Learning permite, com absoluta certeza aprimorar a colaboração e Interatividade entre os e-learners.
Ele deve ser um mix do melhor de: Sala de aula tradicional; On-the-job; Coaching e mentoring informal; Leitura; Tecnologia Standalone; Tecnologia Online; e, Colaboração digital.
É fundamental ter uma estratégia de aprendizagem que contemple as competências, a arquitetura de aprendizagem, os conteúdos a desenvolver e possíveis formas de avaliar os resultados.
Uma das premissas do e-Learning Corporativo é treinar a cadeia de valor.
O seu surgimento está permitindo concretizar esta idéia e os investimentos que as empresas estão fazendo em novas tecnologias de ensino é fantástico, mas infelizmente muitas delas, estão automatizando o passado, mas aí já é outra história.

Nenhum comentário: