terça-feira, 7 de agosto de 2012

Shutdown aumenta a produtividade?


Coluna do Léo
Léo Salgado

Shutdown”, é um método utilizado para maximizar a produtividade no ambiente profissional, consiste em isolar-se de qualquer interrupção que possa surgir enquanto se executa determinada tarefa. Desligar telefones e celulares, fechar programas desnecessários no computador e trancar a porta do escritório são iniciativas que compõem o método.
Muitas pessoas, para conseguir entrar no estado de concentração máxima proporcionado pelo shutdown, costumam ouvir uma música específica. Ao que parece o auxílio de uma música que é apreciada ajuda a obter um grau de concentração maior, a musica no caso funciona como uma âncora.
Segundo vários consultores e profissionais, o método é realmente capaz de aumentar a velocidade e a qualidade do trabalho realizado. O profissional concentra a energia no que está fazendo. Quanto mais concentrado na tarefa, maior a probabilidade de executá-la com perfeição, uma vez que distrações podem provocar retrabalho, prática abominada no ambiente corporativo.
A recomendação mais comum é que, durante o shutdown, sejam feitas algumas paradas. Estas pequenas pausas são fundamentais para recobrar a energia, disposição e concentração, uma vez que, após determinado período de tempo, o cérebro começa a cansar se estiver focado somente em uma atividade.
De toda sorte é importante tomar alguns cuidados indispensáveis tais como:
1. A necessidade de algumas pausas durante o método, seja para beber água, almoçar e ir ao banheiro. Como seriam paradas previstas, são incapazes de desviar o foco da tarefa;
2. Como é um fato comprovado cientificamente que ninguém consegue manter a atenção em algo por mais de 15 minutos sem dispersar-se, é importante programar estas paradas com antecedência, de forma a conseguir um melhor resultado, as pausas devem ser programadas com antecedência, para o melhor funcionamento do shutdown;
3. Se você vai praticar o shutdown durante seu horário de expediente é importante que utilize este método com cautela, uma vez que aqueles que ficam isolados por um longo período são vistos como antissociais e arrogantes ou de difícil adaptação. Por isso, programe-se com antecedência. Verifique se essa ação não irá prejudicar o andamento de outras atividades e informe as pessoas à sua volta. Comece fazendo pequenas seções até atingir um nível mais intenso;
Christian Barbosa, em seu livro “A Tríade do Tempo”, editora Campus, págs. 245 a 249, trata do assunto, chamando-o de “Operação Shutdown”. Naquele livro, o autor confirma todos os conceitos do sistema shutdown, bem como, faz inúmeras recomendações importantes, que apresentamos de forma resumida a seguir:
a. Aprenda a fechar a porta. Quando você dá esta mensagem a seus colegas e comandados, está dizendo claramente a eles: “Estou precisando me concentrar para dar andamento a uma tarefa importante”;
b. Divida a tarefa em partes (o famoso método Jack). Divida o trabalho e planeje sua execução ao longo da semana;
c. Utilize o método desde o inicio da atividade da tarefa a ser desenvolvida;
d. Delegue ou cancele. Se for o caso, delegue a tarefa, ou então, se seu tempo estiver muito comprometido, cancele, mesmo que por um período, aquela atividade;
e. Utilize recompensas. Ou seja, defina com você mesmo um prazo e se comprometa a te dar uma recompensa que você deseja muito.
Bem, acredito que agora você já tem um bom material e um conhecimento razoável sobre o shutdown, quem sabe você consegue colocar em pratica e assim testar este sistema?

Agora, caso você não se identifique muito com tudo aquilo que foi escrito, pode ser que seu caso seja bem diferente, uma vez que existem muitas pessoas que só conseguem se concentrar em uma atividade, quando se encontram em um ambiente repleto de distrações, são os que eu chamo de “multiplexadores”, mas isto é outra coisa e com certeza será tema de outra coluna.